Como Melhorar o Seu Website Pode Afetar Seu Negócio, Sua Marca e Você

Como Melhorar o Seu Website Pode Afetar Seu Negócio, Sua Marca e Você

Lá “fora”, na vasta internet, seu blog ou website representa o seu negócio, sua marca e, muito provavelmente, a pessoa por trás disso tudo, você. Seu endereço na web é a cara do seu negócio, da sua marca e da sua reputação.
Seu website é o intermediário que você usa para transmitir qualquer que seja a sua mensagem para seus visitantes ou leitores. Você tem total controle e a liberdade criativa de como desenvolver o site e, com isso, afetar a visão que as pessoas tem de você. Isso nunca foi tão fácil quanto agora, com as ferramentas poderosas e simples que temos à disposição.
Contudo, esse tipo de poder pode ser usado para o bem ou para o mal. Isso quer dizer que a total liberdade de escolha significa ficar exposto a fazer exatamente as escolhas erradas. Existem milhões de sites na internet e muitos simplesmente não se dão ao trabalhar de prestar atenção aqueles detalhes que podem parecer pequenos mas na medida em que se acumulam viram um grande problema.
Você não deve cometer esses mesmos erros e sempre buscar reduzi-los ao máximo uma vez que a sua reputação e a do seu negócio online estão em jogo. Um website bem construído pode dizer muito a respeito da pessoa por trás do negócio e da marca.
De fato, quando se trata de negócios digitais, reputação é tudo. O lado bom é que você tem o poder de controlar a direção que o seu negócio pode tomar e, por isso, deve prestar atenção nessas dicas simples que podem ser colocadas em prática hoje mesmo:

Websites e Blogs com Constantes Erros Gramaticais

Deixar frequentemente erros gramaticais é mortal para seu blog ou website. Isso demonstra total desleixo, falta de compromisso e, em último caso, desconhecimento da língua. E se as pessoas notam que você não liga para o seu negócio irão duvidar da sua capacidade de ligar para os problemas delas que, em última instância, é o que elas buscam quando vem até você: solucionar um problema.

Se isso acontece no seu negócio é bem provável que ninguém queira fazer negócios com você.
Ter um erro ou outro é perfeitamente normal, ninguém acerta todas o tempo inteiro. Somos humanos e propensos ao erro. Qualquer pessoa razoável sabe disso e vai compreender.

O que se torna um problema é a constância desses erros e a falta de atitude em revisar seu conteúdo antes de publicar e mesmo depois com o passar do tempo. Além disso, é provável que esses erros comprometam até mesmo o entendimento da sua mensagem.

É simplesmente absurdo permitir algo como isso acontecer visto que temos um monte de ferramentas computacionais prontas para ajudar a resolver isso, até mesmo nossos navegadores web são equipados com revisores ortográficos!

Resolva isso pra ontem ou esse será um excelente motivo para o visitante do seu website ou blog não voltar nunca mais. E com toda razão.

Enciclopédia? Não, muito Obrigado!

Ok, você quer entregar informação de qualidade e, muitas vezes, é até necessário aprofundar mais no assunto. Mas se cada página ou post publicado por você parecer tão longo quando uma página da Wikipidia isso tem grande chance de assustar a maioria das pessoas.

As pessoas são ocupadas e adoram conveniência. Elas estão em busca de conhecimento mas, ao mesmo tempo, elas querem cortar caminho para atingir isso. Elas querem que você vá direto ao ponto e corte as firulas.

Se simplesmente existe muita informação para digerir, é provável que elas busquem apenas pelas partes que lhes interessam e ignorem o resto.
Se coloque no lugar do leitor. Se você estivesse lendo pularia essa parte? Então já corta logo do seu conteúdo. Apresente a informação de um jeito fácil e simples e as pessoas irão amar isso.

É o que as pessoas buscam e isso será uma razão a mais para retornarem ao seu site. A verdade é que muitas vezes isso é até uma grande oportunidade de negócios, pois se elas estão dispostas a ir mais a fundo no conteúdo, quem sabe aí não seria o caso de oferecer um conteúdo pago para preencher essa lacuna?

Copiar e Colar de Outros Websites ou Blogs

Nunca copie diretamente o conteúdo de algum blog ou website e coloque no seu. Isso é plágio. E não apenas fica péssimo para você mas também é algo amplamente penalizado pelos mecanismos de busca, principalmente o Google.

Se deseja citar algum texto ou artigo, faça da forma correta. Dê o crédito à fonte.

Outra atitude péssima é ter o mesmo conteúdo distribuído em diferentes áreas do seu site. Acredite se quiser, mas tem muito blog por aí enchendo linguiça apenas duplicando conteúdo para encher o site.

Mais uma vez, a penalidade virá de forma severa dos mecanismos de busca.

Use os Elementos Para Chamar a Atenção no Texto de Forma Inteligente

Muita gente usa sem muita sabedoria esses elementos no blog ou website. Ficam sublinhando ou colocando em negrito objetos e palavras desnecessariamente.  No fim das contas, seu visitante não sabe direito no que prestar atenção tal é a confusão visual gerada.

Ok usar cores desde que seja de forma coerente. Cada elemento de design precisa ter um propósito por trás dele. Quando se trata de criatividade no design, a escolha das cores precisa bater com o tema do seu website de negócios digitais ou do seu blog.

Deixe que o tema do seu site defina as escolhas de cores e não o contrário.
A arte de aprimorar os diversos elementos do seu website ou blog é algo que nunca termina e sempre tem algum lugar que pode melhorar. Por menor que seja a mudança positiva, o efeito catalisador vai se somando e ganhando pontos no resultado final.

Você sempre pode obter mais ideias do que pode melhorar a partir dos seus próprios visitantes. Muitas vezes eles tem excelentes ideias e sugestões que você mesmo não conseguiria perceber sozinho. E ao passo que você implementa melhores a partir de sugestões deles certamente será visto como uma atitude cativante que ajuda a fidelizar seu cliente ou leitor de forma definitiva pois mostra que, acima de tudo, você está ouvindo o que ele tem a dizer.

Envie seu comentário

Blogs e Sites

Veja mais

Ferramentas Digitais

Veja mais

Investimentos Digitais

Veja mais